top of page
Acessando ESAJ e PJE do meu MAC

Muitos deixam de utilizar o sistema operacional OS, da Apple, em razão das dificuldades de operá-lo, bem como em razão de poucas orientações específicas sobre o assunto.

 

O ESAJ e o PJE não orientam como acessar o programa utilizando outro sistema operacional que não seja o windows.

 

Tive dificuldades para deixar pronto meu iMac e meu Macbook para acessar o ESAJ e o PJE. Pior ainda, foram poucos blogs ou sites que conseguem orientar e desvendar o problema.

 

Vou tentar ajudar no passo a passo abaixo, para que os colegas advogados deixem de ser escravos do windows, bem como possam se libertar e utilizar o melhor sistema operacional que já utilizei, bem como possam utilizar os melhores e mais perfeitos computadores e notebooks, com o incrível símbolo da maça. 

Seja um usuário de iMac ou Macbook, e entenderá o que é trabalhar com prazer!

Instalando o Driver do Token

Antes de fazer qualquer coisa, siga as orientações abaixo. Não baixe nada do Token ou do seu certificado sem antes proceder ao passo a passo abaixo.

Passo 1:

a). Reinicie o Mac;


b). No boot segure a tecla Command-R e fique segurando até aparecer a barra de progresso;


c). Entre em modo Recovery;

d). Selecione Utilities e depois Terminal;


e). No terminal digite: csrutil disable (Isso vai desativar o SIP);


f). Reinicie o computador.

Passo 2:

a). Baixe os Drivers (no meu caso GD BURTI) do site -  https://www.acoab.com.br/


b). Baixe o JAVA (no meu caso, uso a versão mais recente sem qualquer problema. Não precisei baixar versões antigas. Caso necessite baixar versões antigas do JAVA, esse link ensina como baixar - http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/03/versoes-anteriores-do-java-saiba-como-instalar-remover-e-atualizar.html;


c). Depois de instalar todos os arquivos, inclusive os Certificados, REINICIE o Mac.


Passo 3:

a). Instale o navegador Firefox (no meu caso, uso a versão atualizada sem problemas) , todavia, para instalar versões antigas do Firefox acessar o seguinte link (https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/instale-uma-versao-antiga-do-firefox);

b). Depois de instalar o Firefox desabilite as atualizações automáticas. Para desabilitar a atualização automática do Firefox, acesse o menu de Ferramentas no canto superior direito da da aba aberta, entre em Preferências, depois que abrir a página clique em Avançado na coluna a direita, depois em Atualizações. Depois só desabilitar as atualizações automáticas.

c). Depois acesse novamente o menu de Ferramentas no canto superior direito da aba aberta do Firefox. Clique em Complementos, e depois em Plugins. Verifique se o Plugin Java consta ativado. Caso não esteja ativado, basta ativar.

d). Conecte o Token (antes de conectá-lo feche o Firefox e abra novamente apenas depois de conectar o token). Depois entre novamente no menu de Ferramentas no canto superior direito da aba aberta do Firefox. Clique em Preferências e depois em Avançado. Clique em Ver certificados. Em seguida poderá ser solicitada a senha do seu certificado digital.

e). Depois entre novamente no menu de Ferramentas no canto superior direito da aba aberta do Firefox. Clique em Preferências e depois em Avançado. Clique em Dispositivos de Segurança, depois clique em Carregar. Em seguida aparecerá a tela Carregar Dispositivo PKCS#11. Em referida tela aparecerá: (Nome do módulo: Novo Módulo PKCS 11) e (Nome do arquivo do módulo:).

No espaço em branco depois do "Nome do arquivo do módulo:" digite "/usr/local/lib/libaetpkss.dylib"(sem aspas). Em seguida clique em OK. Caso não aceite o comando e apareça a mensagem dizendo que não é possível prosseguir, no local "Nome do módulo"digite "Novo Módulo PKCS#12"(sem aspas), e no local "Nome do arquivo do módulo" digite novamente "/usr/local/lib/libaetpkss.dylib"(sem aspas).

Passo 4

a). Depois de seguir os passos acima, baixe no Mac o PJE, disponível em "https://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice"(sem aspas). Escolher a opção MacOS 64 Bits.

b). Após baixar o Pje Office, estando ele instalado nos Aplicativos (consulte acessando o Finder, e na barra lateral esquerda, Aplicativos), faça 02 cliques para abrí-lo.

c). Ele vai ser aberto na barra superior da área de trabalho do Mac, onde aparecerá o símbolo "PJE".

d). Clique em referido símbolo na barra superior, depois no Link "Sistema".

e). Ao clicar em "Sistema" aparecerá a versão do PJE, por exemplo, PJeOffice 1.0.19.

f). Clicar 05 vezes sobre a versão (cada vez que clicar sobre a versão, ao lado aparecerá informação de quantas vezes faltam para terminar os 05 cliques).

g). Depois de clicar as 05 vezes sobre a versão, ao lado aparecerá a mensagem "Modo Desenvolvedor Habilitado".

h). Realizados os procedimentos acima, clicar sobre o símbolo do PJE na barra superior da área de trabalho, e depois, no Link "Configuração de Certificado".

i). Em seguida, clicar em PKCS11, depois em "Adicionar", e então, seguir os passos clicando sequencialmente nas pastas e arquivos: "/usr/local/lib/libaetpkss.dylib"(sem aspas).

j). Depois de tudo isso, clicar novamente sobre o símbolo do PJE na barra superior da área de trabalho, e depois, no Link "Configuração de Certificado".

k). Agora clique em Avançado e veja se aparece seu certificado digital. Aparecendo, clicar sobre ele, e o sistema solicitará a senha do certificado.

l). Depois de "logado", entrar normalmente pelos sites dos tribunais que utilizam o PJE e se identificar.

- PRONTO. Configurado PJE, agora vamos para o ESAJ.

Ops, lembrando que todas as vezes que for utilizar o PJE terá que adotar os passos das alíneas "j" a "l", para depois entrar no site do tribunal.

Passo 5

 

a). Para utilizar o ESAJ, baixar o "Web Signer".

b). Depois, configurar o certificado no Web Signer, utilizando o endereço "/usr/local/lib/libaetpkss.dylib"(sem aspas).

c). Depois de configurado, acessar o ESAJ e utilizá-lo normalmente.

 

 

- PRONTO. Seu Mac está pronto para acessar o PJE ou o ESAJ.

Passo 6

a). Para manter a segurança do seu Mac deverá novamente ativar o SIP.

 

b). Para isso,reiniciei o Mac;


c). No boot segure a tecla Command-R e fique segurando até aparecer a barra de progresso;


d). Entre em modo Recovery;

e). Selecione Utilities e depois Terminal;


f). No terminal digitei: csrutil enable (Isso vai ativar o SIP);


f). Reinicie o computador.

 

- Agora seu Mac está configurado para o PJE e ESAJ, bem como protegido novamente.

Espero que tenha ajudado.

Descomplicando o ESAJ e PJE no Mac

Muitos já devem ter ouvido dizer que o ESAJ ou o PJE não roda no Mac, ou que não dá para fazer peticionamento eletrônica, e blá blá blá.

Tudo boato.

Tanto o PJE e o ESAJ rodam normalmente no Mac, em qualquer uma das versões do sistema OS, quer seja El Capitan, Sierra, etc.

Basta seguir o passo a passo ao lado, e depois se deliciar utilizando seu Mac.

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page